MOSSORÓ

ESTE BLOG VAI DESTACAR A CIDADE DE MOSSORÓ E OS MUNICÍPIOS DE AREIA BRANCA, BARAÚNA, GROSSOS, SERRA DO MEL, TIBAU DO NORTE E UPANEMA – STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR, JÚLIA MELISSA E JOTAA NETO – MOSSORÓ-RN

RELÓGIO

VISUALIZAÇÕES

SEGUIDORES DO BLOG PORTAL MOSSOROENSE

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ESCRITOR MOSSOROENSE PODE TORNAR-SE O 4° POTIGUAR E O 1° MOSSOROENSE IMORTAL DA ABL


JOÃO ALMINO DE
 SOUZA FILHO
Ocupar a cadeira 10, que teve Rui Barbosa de Oliveira (Salvador-BA, 05-11-1849 – Petrópolis-RJ, 01-05-1923)  como um dos ocupantes, na Academia Brasileira de Letras (ABL) é privilégio de poucos, mas almejado por um mossoroense que ganhou peso na literatura nacional: o escritor e diplomata João Almino.
Ele é um dos onze autores em busca de votos para ocupar o posto, cujo mais recente ocupante foi o poeta alagoano Lêdo Ivo(Maceió-AL, 18-1-02-1924 – Sevilha, 23-12-2012), que morreu no dia 23 de dezembro do ano passado na Espanha, aos 88 anos.
A notícia da disputa foi destaque na edição do dia 12 do jornal O Estado de São Paulo.
O prazo pelas inscrições terminou no domingo e a eleição está marcada para o dia 11 de abril. Juntamente com o poeta carioca Antônio Cícero, Almino é uma das novidades da campanha; mesmo assim, de acordo com o diário paulista, seriam considerados os nomes de maior força pela relevância que conseguiram atingir com sua produção literária.
Bastante premiado, Almino teria duas vantagens sobre Cícero: ser diplomata – profissão valorizada no meio literário – e, como Ivo, nordestino.
“Um país se faz com instituições, e a ABL é a nossa máxima e centenária instituição no campo das letras, que atua como independência e sobrevive, como queria Machado, às escolas literárias. É às letras que tenho me dedicado ao longo de várias décadas. Na academia posso dar minha contribuição ao trabalho de divulgação e promoção de nossa cultura e, em especial, de nossa literatura”, disse o autor mossoroense ao Estado.
Cônsul-geral do Brasil em Madri e autor de 15 livros, Almino venceu o prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura com seu mais recente livro, Cidade Livre e foi finalista em outras importantes premiações, como o Portugal Telecom de Literatura.
O AUTOR
João Almino nasceu em Mossoró em 1950, mas saiu da cidade aos 12 anos, depois que o pai morreu, para morar em Fortaleza. Cursou Direito no Rio de Janeiro, onde passou para o concurso de diplomata no Instituto Rio Branco. Desde então, morou em várias cidades ao redor do mundo.
Fez doutorado em Paris e lecionou em várias instituições de ensino: Universidade Autônoma do México, Universidade de Brasília, Instituto Rio Branco, Berkeley, Stanford e Universidade de Chicago.
Esteve em Mossoró em 2003 para ser premiado pelo romance “As Cinco Estações do Amor”. Ano passado, após receber o prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon, concedeu entrevista à revista Contexto. Ali, declarou: “Mossoró ainda está muito presente para mim”.
Apesar disso, confessou que, como morou muito tempo no exterior, o contato com sua cidade natal era restrito, apesar de seus irmãos ainda morarem na capital cearense e manterem proximidade com o Rio Grande do Norte, onde moram outros familiares.
OBSERVAÇÃO: ATÉ A PRESENTE DATA, XX – II - MMXIII, APENAS TRÊS POTIGUARES TORNARAM-SE IMORTAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS – ABL:RODOLFO AUGUSTO DE AMORIM GARCIA(CEARÁ-MIRIM,XXVI – XI – MDCCCLXXIII), JOÃO PEREGRINO DA ROCHA FAGUNDES JÚNIOR (NATAL, XII – III –MDCCCIIC) E MURILO MELO FILHO (NATAL,XI – X - MCMXXVIII) 
FONTE: EM PARTE JORNAL DE FATO - FOTO: BLOG DO PEDRO ALMINO

Sem comentários:

Enviar um comentário

PORTAL MOSSOROENSE

PORTAL MOSSOROENSE
22/1/2013

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

BLOG PORTAL MOSSOROENSE

BLOG PORTAL MOSSOROENSE
COM 66 LINKS

BLOG MOSSORÓ ANTANHO E CONTEMPORÃNEO

BLOG MOSSORÓ ANTANHO E CONTEMPORÃNEO
COM 99 LINKS

MOSSORÓ, 17 DE OUTUBRO DE 1872

MOSSORÓ, 17 DE OUTUBRO DE 1872

MOSSORÓ-RN, 30 DE ABRIL DE 1977

MOSSORÓ-RN, 30 DE ABRIL DE 1977

MOSSORÓ-RN, 28 DE AGOSTO DE 2000

MOSSORÓ-RN, 28 DE AGOSTO DE 2000

10 DE ABRIL DE 2006

10 DE ABRIL DE 2006

TV ABERTA

TV ABERTA

TV FECHADA

TV FECHADA

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 17 BLOGS E 1483 LINKS. EQUIPE: STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

ACERCA DE MIM

A minha foto
SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO, BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ

ARQUIVO DO BLOG

RELIGIOSIDADE

RELIGIOSIDADE

D E U S - PAI TODO PODEROSO

D  E  U  S   - PAI TODO PODEROSO
AMO A DEUS SOBRE TODAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO, COMO A MIM MESMO

JÚLIA MELLYSSA

JÚLIA MELLYSSA

HOMENAGEM À MULHER MOSSOROENSE

HOMENAGEM À MULHER MOSSOROENSE

ENTRETENIMENTO

ENTRETENIMENTO

ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS EM MOSSORÓ

ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS EM MOSSORÓ

ÓRGÃOS PÚBLICOS ESTADUAIS EM MOSSORÓ

ÓRGÃOS PÚBLICOS ESTADUAIS EM MOSSORÓ

ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ

ÓRGÃOS PÚBLICOS  MUNICIPAIS DE MOSSORÓ

TRNASPORTES

TRNASPORTES

NOTÍCIA HOJE COM CUNHO HISTÓRICO